Postagens populares

Olá internauta, seja bem vindo ao blog oficial ASSIM DIZ O SENHOR.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

ELE DISSE BASTA!


Em Lucas 22 (14 em diante) Jesus diz que estava ansioso para tomar com os apóstolos “do fruto da videira”, naquela que, historicamente, seria a Sua última ceia de Páscoa. E Ele conclui dizendo que não beberia outra vez do fruto da videira “até aquele dia” quando bebesse outra vez, com eles, no Reino de Deus. O que era mais uma ceia de Páscoa, anualmente celebrada pelos judeus, configurava-se espiritualmente naquele momento a primeira delas: dali por diante o vinho teria outro gosto, e o pão também... as horas se avançavam o Cordeiro de Deus estava pronto a se entregar pela humanidade a qual Ele amou primeiro, e já havia se doado também; o ritmo dos acontecimentos é alucinante, acompanhado de falas e profundidades espirituais... então o jantar é iniciado por Ele dizendo: "Estou ancioso em comer convosco esta páscoa..." (Lc. 22:15).

O que acho interessante em todo o texto da ceia em Lucas é o fato de Jesus estar “ansioso” para tomar a ceia com eles. Porque o que vem dali por diante é catastrófico...Sim! Do ponto de vista de alguém como eu aquela ceia teria sido uma tragédia. Eu teria vergonha de falar dela para alguém. Era a “última” e foi trágica.Primeiro há o traidor com a mão à mesa, conforme Ele mesmo disse (Lc. 22:22), depois surge, durante a ceia, uma discussão entre eles, sobre qual deles “parecia ser o maior” (Lc. 22:24).Não bastasse isso, Jesus adverte Pedro acerca de como Satanás o demandara a fim de “peneirá-lo” como se faz ao trigo, a fim de ver o que sobra (Lc. 22:31-34). Mas Pedro disse a Jesus que ficasse tranqüilo, pois, ele, Pedro, estava ali não apenas para ser preso com Jesus, mas, também, até mesmo para morrer com Ele. Engano. Total engano. Um galo cantaria a verdade em pouco tempo.

E para concluir aquela ceia, Jesus é irônico, e lhes diz que antes Ele mandara que eles não levassem nada com eles no caminho, mas que agora, a fim de que tudo das Escrituras tivesse seu cumprimento, que eles vendessem até as próprias capas, e comprassem espadas; pois, assim, eles estariam cumprindo a profecia que dizia que o Messias seria entregue entre malfeitores (Lc. 22:36), então os discípulos prontamente se anteciparam e resolveram participar daquela mesa armados e disseram: “Já temos duas espadas aqui!”. Ao que Jesus disse: “Basta” (Lc. 22:38).

Ora, naquela ceia havia um traidor em ação, um grupo de tolos discutindo suas superioridades, um discípulo que não precisava da ajuda de Jesus nem contra Satanás, e, da parte de todos eles um entupimento sensorial triste, pois, nem mesmo podiam entender o espírito das palavras que Jesus dizia.

Mas era com essa gente que Ele desejava ardentemente tomar a ceia. E mais: não saiu queixoso ante as asneiras que ouvira. De fato, Ele apenas encerra tudo com um “Basta” sem comentários adicionais. Sem Jesus na ceia, o que sobra é a ceia do traidor, ou a ceia dos que disputam supremacias visíveis tentando ser maior que o outro, ou a ceia da emoção, dos que se dizem cheios da "unção", ou a ceia dos que já vão com suas espadas para ferir em nome de Deus afim de guardarem Jesus.O que sobra na mesa, sem Jesus, é isso. Entendamos que na mesa estamos pela graça Dele, pois se participar dessa mesa é por merecimento, quem sobra apenas é Jesus!!! Quando queremos presidir a mesa Dele, o que sobra somos nós e nossa insenbilidade para com Quem é a mesa...

Pr. Ricardo Batista.

7 comentários:

Vivi disse...

É pastor! Sem Jesus nossas vidas seriam um verdadeiro desastre! Com nossas manias de grandeza, nossa inconstância, nossa nececidade de olharmos sempre para nosso "eu", fazemos dessa ceia um fracasso. Fazemos parte da ceia do Senhor unicamente pela graça e pelo infinito amor do Senhor, mas insistimos em reclamar e achar defeito em tudo, e muitas vezes não percebemos que somos nós a causa desse fracasso.
Que a cada dia o Senhor nos ensine a andarmos em sua presença e não olharmos para os problemas, mas para Ele que sacrificou sua vida por nós, sendo nós ainda pecadores. Que nossas vidas possam fazer o sacrificio de Jesus valer a pena!

Ricardo disse...

Graça e paz vos sejam... A Deus seja a glória!!!
Quero agradecer a minha amiga, irmã e valente Jaqueline primeiro pela amizade que é pura graça de Deus em minha vida, depois por me convencer e realizar a construção do blog(coisa de melancólico!!!)que está muito interessante e acredito que podemos dar o melhor para que ele tenha qualidade e palavras de vida. Portanto sugestões são mais que bem vindas! Sintam-se, de certo modo, parte do blog também... Louvo a Deus porque sei que nada que fazemos ou pensamos vem de nós, é dom de Deus. Pablo Picasso só pintava, porque antes Deus já havia desenhado em seu coração, Beethoven (mesmo surdo) só fazia suas composições porque antes Deus já havia orquestrado em seu coração... Obrigado Jesus!
Em Cristo,
Pr. Ricardo

Comunidade de Cristo disse...

Paz e Bem do Senhor pra ti Ricardo.

Ou melhor Pr. Ricardo, a força do hábito de uma amizade antiga faz com que agente esqueça o (Pr.) que para nós e pronome no tratamento, mas isto aproxima penso eu.

Gostei muito do blog, e temos um também espero que visite (comunidadejd.blogspot.com.br).

E, espero também que este seja um lugar onde muitos possam cear, que seja um lugar no qual você possa dividir conosco o dom que Deus te deu.

Alegria pra tua vida é o que desejo.

Alessandro

Marcos da Nobrega disse...

Parabéns pelo blog, que todos q visitem este blog sejam abençoados, um grande abraço.
Marcos da Nobrega

Ricardo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Renata disse...

Ao pastor e marido que muito tem me ensinado a palavra de nosso Deus ...
Parabéns por mais essa conquista. Esse site é prova que esses amigos que nos cercam são mais do que companheiros; são verdadeiros valentes como Davi tinha.
É só ter saudade da água da fonte que eles atravessam batalhas para traze-la para você.
Que esse site exista para edificação de nossas vidas e para honra e glória do Tapeceiro Jesus Cristo.
Te amo muito!
Beijos da esposa e amiga
Renata

Women love disse...

Parabéns pelo blog Pastor, que Deus continue sempre te inspirando para encher as nossas vidas com essas palavras..