Postagens populares

Olá internauta, seja bem vindo ao blog oficial ASSIM DIZ O SENHOR.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O LENÇO DOBRADO

 

"Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chão os lençóis, e que o lenço, que tinha estado sobre a sua cabeça, não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar à parte." João 20:6-7
Naquela madrugada, os dois correm em direção ao sepulcro vazio, o que estava cheio era o coração: dúvidas, medos e necessidade de ter evidências esmagadoras daquilo que relutavam em acreditar.
João dispara na frente, afinal ele é jovem e entusiasmado enquanto Pedro ruma em uma passada cheia de culpa e esse peso somado a sua idade o fazia lentamente ir adiante.

A dor em Pedro era insuportável, o galo cantou o início de uma crise e angústia que massacravam seu coração. João estava parado na porta do sepulcro, emudecido. Pedro se aproximando passa pela porta, e João, e observa algo aparentemente comum: lençóis que envolviam o corpo de Jesus (como um casulo mesmo) e um lenço dobrado que ficava ao rosto Dele em um lugar separado.

Sempre me causou cisma a Bíblia precisar de um versículo para narrar um lenço dobrado... Aquele simples detalhe mexeu demais com os dois e não é por menos:

O lenço dobrado tem haver com o Amo e o Servo, e todo menino Judeu conhecia a tradição.
Quando o servo colocava a mesa de jantar para o seu amo ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu senhor queria. A mesa era colocada perfeitamente e o mordomo (servo) esperaria fora da visão do seu senhor até que o mesmo terminasse a refeição. O servo não se atreveria nunca tocar a mesa antes que o amo tivesse terminado a refeição.
Se o senhor tivesse terminado a refeição, ele se levantaria, limparia seus dedos, sua boca e limparia sua barba e embolaria seu lenço e o jogaria sobre a mesa. Naquele tempo o lenço embolado queria dizer: Eu terminei.  
 
Se o senhor se levantasse, e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o servo não ousaria em tocar a mesa porque ...  
o lenço dobrado queria dizer:   "Ainda não terminei. Eu voltarei "


Saudades de todos,

Domingo às 18:00 na Caverna, se você desejar oração, palavra e carinho.

Nele, em Quem sou mesa para serví-Lo.
Ricardo

Nenhum comentário: