Postagens populares

Olá internauta, seja bem vindo ao blog oficial ASSIM DIZ O SENHOR.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O PRÓDIGO QUE NÃO SAIU DA CASA


“Ora, o filho mais velho estivera no campo; e quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a
música e as danças. Chamou um dos criados e perguntou-lhe que era aquilo. E ele informou: Veio
teu irmão, e teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com saúde. Ele se
indignou e não queria entrar; saindo, porém, o pai, procurava conciliá-lo” (Lucas 15:25-27).

Quando voltava do serviço ouviu um barulho de festa.
Chamou os funcionários e perguntou o que acontecia dentro da casa para ser motivo de tamanha comemoração: Era o irmão caçula frequentador de prostíbulos e beberrão que voltara pra casa depois de uma crise que o fez perder totalmente sua parte na herança do pai. Sua indignação enche o seu coração e o faz tomar uma decisão: "Eu me recuso a entrar na casa do meu Pai!".

Todo mundo lembra e fala do caçula... Afinal vem dele o insulto em pedir a sua parte na herança do pai ainda vivo. "Pai você está demorando para morrer, dá o que é minha parte.". Foi ele quem saiu da casa do Pai...


Há pródigos que saem casa do Pai, mas há pródigos que ficam nela: o filho mais velho, que não saiu da casa do Pai, não dormiu com prostitutas nem gastou a herança do pai.
Jesus nas últimas parábolas está falando de coisas perdidas: A dracma, a ovelha e agora fala dos dois filhos pródigos.

Dois?

Sim!

O outro ficou na casa trabalhando... se envolveu com atividades mais diversas na casa.
Devia conhecer cada canto da casa.
Mas o distanciamento dele para o Pai fica notável quando ele volta do campo em um dia de trabalho, e está desinformado do que o próprio Pai fazia na casa.

O pródigo que não saiu da casa e o pródigo que está no chiqueiro...

O que está com os pés no chiqueiro está com o coração no Pai.
O que está na casa do pai envolvido com trabalhos, se engana no fato que pelo muito fazer na casa tornava ele alguém especial, antes o contrário: estava há milhões de quilômetros do Pai.

O que está no chiqueiro está voltando para o Caminho do Pai, o que está na casa acha que somente agora ele não entra mais quando na verdade nunca esteve lá.

O que está no chiqueiro acredita no amor do Pai que perdoa. O que está na casa des-acredita no amor que perdoa... O que os pregadores chamam de perdido, achado estava e o que dizemos que nunca saiu fora ficou.


Nesse caminho de volta, quero lembrar você pródigo que não saiu da casa que o Pai o quão cínico você se tornou. E o quão o pródigo que saiu, mesmo junto aos porcos, está com o coração mais aquecido e cheio da Graça de Deus que o teu.

Frequentar a igreja não nos faz melhores que ninguém! Aliás tenho conhecido muitos pródigos no Caminho, que fora da casa tem sabido mais do Pai do que quem nela está.




Um beijo a você!

Nele, em Quem caminho como um pródigo que deseja Seu abraço e perdão.
Ricardo

Nenhum comentário: